23/08/2018 às 08:49 - Atualizado em 23/08/2018 às 09:10

Comércio do Espírito Santo volta a abrir lojas depois de três anos

Espírito Santo

Saldo do número de lojas

O varejo do Espírito Santo registrou a abertura líquida de 105 lojas no primeiro semestre de 2018. Esse número corresponde ao saldo líquido entre aberturas e fechamento de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios. Mesmo não sendo o resultado definitivo do ano, o primeiro semestre de 2018 ficou positivo após três anos com lojas encerrando definitivamente suas atividades. Em 2017 o resultado, ainda que negativo, já havia sido melhor que nos anos anteriores e mostrou um número de fechamentos de lojas 83,1% menor que o ano de 2016.

 

01.png

Volume de Vendas

O comércio varejista do Espírito Santo começou a registrar resultados negativos em 2015 quando fechou o ano com queda de 7,7% nas vendas em relação ao ano anterior. Em 2016, a retração foi ainda mais profunda, com recuo de 10,6% nas vendas do comércio capixaba. E, 2017, o ritmo de queda começou a desacelerar(recuando 2,3%) e no primeiro semestre de 2018 vem tentando reverter o quadro recessivo, mostrando alta de 8,1%. Os dados sobre as vendas do comércio são da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE. Nesse contexto, pode-se perceber que o movimento de fechamento e abertura de estabelecimentos comerciais acompanhou a oscilação das vendas.

 

Brasil

Saldo do número de lojas

Em todo país o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de trabalho contabilizou um incremento de 2.252 lojas no primeiro semestre de 2018. Das 27 unidades da federação quase metade (11 estados) registrou saldo positivo, com destaque para os Estados de São Paulo (+2.468), Santa Catarina (+852) e Minas Gerais (+340). Por outro lado, o Rio de Janeiro (-1.038) foi responsável pela maior parte dos fechamentos. Depois de três anos gerando saldos negativos, o país volta a apresentar abertura de lojas. Para efeito comparativo cerca de 19 mil pontos de venda fecharam definitivamente suas portas em 2017.

 

Segmentos

No Brasil, a abertura de lojas ocorreu em seis dos dez segmentos do varejo. Dentre os principais segmentos, os hiper e supermercados se destacaram positivamente em números absolutos  (+1.378), seguidos pelas lojas de artigos de uso pessoal e doméstico (+841) e pelo ramo de vestuário (+782). Por outro lado, estabelecimentos especializados na venda de materiais de construção foram os que mais fecharam as portas no semestre (-915)

Comentários

Após três anos registrando saldo líquido negativo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios, o Espírito Santo voltou a mostrar abertura líquida de lojas no primeiro semestre de 2018. No ano de 2017 já se havia observado uma desaceleração do fechamento desses pontos de vendas quando o indicador obteve saldo negativos de 2074 estabelecimentos contra saldo negativo de 6.270 registrados em 2015 e 2016 juntos. Naturalmente, o movimento de abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais acompanhou a oscilação do volume de vendas do comércio.

Pra a Fecomércio ES, 2018 será um ano de crescimento, no entanto, as indefinições do cenário político e eleitoral impedirão um avanço mais significativo. A recuperação está mais branda do que se esperava devido a essas incertezas.

No primeiro trimestre de 2018 o Produto Interno Bruto (PIB) capixaba cresceu 0,4% em relação ao último trimestre de 2017 ( de acordo com dados do Instituto Jones dos Santos Neves / IJSN) seguindo o indicador do PIB registrado para o Brasil, que também teve aumento de 0,4% na mesma comparação (IBGE). Apesar de positivo, os indicadores mostraram que a recuperação da atividade econômica segue em ritmo lento.

Além disso, os reflexos no retorno dos investimentos como a abertura ou reabertura de negócios com a consequente geração de empregos acontecem de forma ainda mais gradual. Mas os resultados positivos não deixam de ser um sinal importante para perspectivas futuras de médio e  longo prazo.

Nota Técnica

O levantamento sobre a abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais é realizado pelo Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, com dados gerais para todas as unidade de federação. OS dados são baseados nas estatísticas de movimentação do CAGED/MTE. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio ES.

Fonte: Fecomércio ES

 

 

Problemas com a imagem
Problemas com a imagem
Problemas com a imagem
Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Guarapari

  • Endereço:
    Av. Ewerson de Abreu Sodré, Ed. Stephanie, 2º Andar, 930 - Muquiçaba
  • CEP: 29215-010
  • Processo: 1227
  • Telefone(s):(27) 3361-5622
    Fax:(27) 3361-0733
  • Email contato: sindilojasguarapari.presidencia@gmail.com
  • Presidente:
    DARCY JÚNIOR LUGÃO DOS SANTOS